Angioplastia coronária ou intervenção coronária percutânea ou angioplastia coronária transluminal percutânea é um procedimento não-cirúrgico, onde é feito a desobstrução das artérias do coração (artérias coronárias). Na maioria das vezes é feita com a colocação de uma prótese tubular de metal semelhante a uma mola chamada “stent”.

 

Quem faz a angioplastia coronariana?

Médicos cardiologistas clínicos, especializados em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.

 

Onde é feita a angioplastia coronariana?

No mesmo local do cateterismo cardíaco: no laboratório de hemodinâmica, em ambiente hospitalar.

 

Quando a angioplastia coronária é indicada?

A angioplastia coronária é um dos principais tratamentos em pacientes com infarto agudo do miocárdio. Pode ser indicada também em pacientes que apresentam sintomas de dor no peito ou equivalente há algum tempo, sem melhora com as medicações prescritas pelo cardiologista.

 

É necessário algum preparo para a angioplastia coronariana?

O preparo é semelhante ao do cateterismo cardíaco.

 

Como é feita a angioplastia coronariana?

A angioplastia coronariana geralmente é feita na sequência do cateterismo cardíaco, no mesmo procedimento ou pode ser realizada em um segundo momento. É inserido um cateter específico para angioplastia através do introdutor e levado até a artéria onde se localiza a obstrução, também com auxílio de imagem de raio-X. Administra-se uma medicação (heparina) para evitar a formação de coágulos nos materiais que serão inseridos. Um fio de metal flexível de 0,014” é manipulado pelo médico até ultrapassar a lesão. Esse fio serve de “trilho” para levar os materiais necessários para realização da angioplastia, que podem ser cateteres com um balão em sua extremidade, utilizado para dilatar a obstrução causada pela placa de gordura ou o próprio stent.
Após o implante do stent, o restante dos materiais são retirados e o procedimento é finalizado semelhante ao cateterismo. Em alguns casos, quando o procedimento é realizado pela virilha, pode ser necessário aguardar o término do efeito da heparina para a retirada do introdutor ou podem ser utilizados dispositivos que realizam uma sutura na artéria ou um implante com um “plug” de colágeno.

 

Quais os cuidados após a angioplastia coronariana?

Os cuidados também são semelhantes ao do cateterismo. A diferença é que após a angioplastia, o paciente fica internado pelo menos 24h em uma UTI ou Unidade Coronariana ou até mesmo no quarto comum, a depender da complexidade e do quadro clínico que levou a realização da angioplastia. Após implante de stent, é recomendado a utilização de AAS e mais um segundo antiplaquetário (clopidogrel, Effient ou Brilinta), que será prescrito pelo médico. É de extrema importância a sua utilização para evitar a formação de coágulos dentro do stent.
O repouso do braço ou da perna é semelhante. O retorno ao trabalho e a atividade física mais intensa, dependerá da orientação do médico.

 

A angioplastia coronariana é perigosa?

Os riscos da angioplastia são semelhantes aos do cateterismo cardíaco, porém podem ocorrer numa frequência um pouco maior, já que envolve a manipulação e dilatação das artérias coronárias. O risco depende de uma série de fatores, desde o número de obstruções e a localização das mesmas no coração, como as condições que o paciente está fazendo o procedimento (emergencialmente por conta de um infarto é mais arriscado 8que fazer de maneira programada ou eletiva).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *